top of page

PRIMEIRA-DAMA BRINDA COM CRIANÇAS EM MAPUTO


A Primeira-dama moçambicana, Isaura Nyusi, interagiu na passada terça-feira, com um grupo de petizes dos centros infantis e escolinhas da cidade de Maputo, uma iniciativa que surge por ocasião do mês da criança que se celebra em todo o país.

Trata-se de cerca de 60 crianças de cinco anos de idade que frequentam três centros infantis e escolinhas do distrito municipal KaMubukwane e que se faziam acompanhar pelos seus educadores.

Os petizes foram brindados com um lanche e brinquedos diversos, um momento que foi seguido por uma breve apresentação, e ao nível da criançada, sobre o funcionamento e objectivos do Gabinete da Primeira-dama. A esposa do Presidente da República explicou que um dos objectivos do seu gabinete é garantir melhores condições de vida para todas as crianças, órfãos, idosos e pessoas carenciadas.

Isaura Nyusi também fez questão de abordar o problema dos casamentos prematuros, tendo dito que uma das principais preocupações do gabinete é combater sem tréguas este mal que continua a afastar as crianças da escola. A paz foi outro tema abordado pela esposa do Chefe de Estado. O vovô Filipe Nyusi está muito preocupado em criar condições para que os meninos e nós todos moçambicanos vivamos em paz. Muito obrigada, meninos. Continuem assim, respeitando os vossos professores, educadores e pais. Também deve haver respeito entre vocês, disse ela.

As crianças ficaram a saber que o Gabinete da Primeira-dama trabalha em colaboração com outras instituições para alcançar os seus objectivos, entre as quais os Ministérios da Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH), da Saúde (MISAU) e do Género, Criança e Acção Social.

O representante da pequenada, Henriques Alare, enalteceu o gesto da Primeira-dama, e disse que revela o carinho que ela tem vindo a demonstrar pelas crianças de todo o país.

Mostra uma grande disponibilidade. Disse que as portas estavam abertas para as nossas crianças. Isto mostra que a relação que ela tem para com as crianças existe de verdade e é algo de louvar, disse.

Para encerrar o momento, os meninos emprestaram à “Mamã Nyusi, como carinhosamente a trataram, alguns números de dança ao ritmo do batuque, um símbolo da cultura moçambicana.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page