top of page

Casos de roubo, perda e extravio de DIREs de estrangeiros aumentam em 55%


Segundo o Serviço Nacional de Migração (SENAMI), casos de perda, roubo, extravio de DIREs por parte de estrangeiros residentes no país aumentaram em 55%. Na semana de 03 a 09 de Junho do ano em curso foram registados no total 10 casos contra 04 de igual período do ano anterior, situações estas ocorreram com maior destaque nas direcções provinciais de Maputo Província, Gaza e Tete.

Estas informações foram dadas a conhecer a equipa de reportagem da AMVIRONEWS, pela porta-voz do SENAMI, Cyra Cristina Fernandes. Face a esta situação, a porta-voz chamou a atenção a todos os estrangeiros residentes no país para que conservem bem os seus documentos, em particular, o DIRE, e aconselhou que em caso de extravio ou má conservação deste, de que resulte a danificação total ou parcial do mesmo, incluindo a supressão de elementos e dados de referência nele contidos, os implicados poderão requerer a emissão da segunda via do documento, mediante o pagamento do dobro da taxa devida para a obtenção do mesmo.

Na mesma semana, o SENAMI, registou uma subida na ordem de 36% de cidadãos recusados a entrada no país, ou seja, foram recusadas 72 cidadãos estrangeiros, contra 53 cidadãos estrangeiros registados em igual período de 2016. As causas das recusas são a falsidade dos vistos num número de 61 e supostamente emitidos em Addis-Abeba e Jakarta, 11 foi por falta de vistos e clareza quanto aos objectivos da sua vinda a Moçambique.

Cyra Cristina Fernandes, acrescentou que o SENAMI, realizou durante o período em análise 34 acções de fiscalização que incidiram sobre estabelecimentos comerciais, nestas acções foram interpelados 370 cidadãos de nacionalidade estrangeira, dos quais 55 em situação migratória ilegal, onde 32 foi por caducidade dos DIREs, 12 por imigração clandestina e 10 por permanência ilegal.

Para os caos de caducidade de DIRE e permanência ilegal, foram aplicadas e cobradas as respectivas multas e os casos submetidos a regularização, no caso de imigração clandestina, os cidadãos foram todos devolvidos a proveniência.

No mesmo período, registou-se a nível dos Postos de Travessia do país uma descida na ordem de 6% do movimento migratório global, ou seja, registou-se a nível um movimento de 96.099 viajantes contra 102.017 de igual período do ano anterior.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page