top of page

NYUSI FELICITA MACRON NOVO PRESIDENTE ELEITO DA FRANÇA


O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, felicitou na passada terça-feira o novo presidente eleito da França, Emmanuel Macron.

Macron venceu as eleições presidenciais na França com 66,1 por cento dos votos, contra 33,9 por cento para a rival de extrema-direita Marine Le Pen, de acordo com os resultados definitivos divulgados segunda-feira pelo Ministério do Interior.

Em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e em meu próprio nome, gostaria de endereçar as nossas mais calorosas felicitações pela importante vitória na sequência da eleição presidencial, do dia 07 de Maio de 2017, lê-se na mensagem de Filipe Nyusi.

Segundo Nyusi, a eleição de Macron é testemunho inequívoco da confiança que os franceses depositam na sua visão e habilidades para liderar o país nos próximos anos, numa altura em que a França e a Europa enfrentam enormes desafios políticos, económicos e sociais.

Referiu que ambos os países gozam de excelentes relações de amizade e cooperação, a todos os níveis, sendo a França um dos principais parceiros de desenvolvimento de Moçambique.

Nyusi concluiu a sua mensagem afirmando que “recordo-me, com muito agrado do frutuoso diálogo que mantivemos no almoço por ocasião da minha visita à França, em 2015, onde trocámos pontos de vista sobre questões relevantes das nossas relações bilaterais, sobretudo as formas e meios para fortalecer ainda mais a nossa parceria. Este facto reforça a nossa convicção de que, sob a Vossa liderança, a nossa colaboração poderá alcançar patamares mais elevados.

Segundo a agência de notícias AFP, Macron conquistou 20.753.797 votos contra Le Pen 10.644.118.

O índice de abstenção foi de 25,44 por cento, o maior em uma eleição presidencial desde 1969. O ministério havia informado no domingo sobre um recorde no número de votos brancos ou nulos, equivalente a nove por cento dos eleitores registados.

A soma de brancos, nulos e abstenção mostra que um em cada três eleitores franceses optou por não votar em nenhum dos dois candidatos. A transferência de poderes entre o presidente eleito e o actual chefe de Estado, o socialista François Hollande, está prevista para domingo próximo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page