top of page

INSTITUTO AGRARIO DE BOANE RECEBE EQUIPAMENTOU

  • Jornal Amvironews
  • 11 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Oferta da empresa Mozal no âmbito da sua responsabilidade social corporativa

Um tractor com todas componentes de lavragem e transporte de produtos, acaba de ser entregue ao Instituto agrário de Boane na província de Maputo. O acto da entrega do valioso equipamento teve lugar nas instalações do Instituto agrário na passada segunda-feira e foi feito pelo Ministro de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Penicela Nhambiu. Trata-se de um trator com respectivas alfaias. O equipamento constitui parte de apoio prestado pela Mozal a esta instituição de ensino técnico-médio vocacionada para a área de produção agropecuária. O projecto está alinhado com as áreas de competências e emprego e agronegócio da Estratégia Comunitária da Mozal que pretende melhorar o processo de ensino e aprendizagem para os 339 alunos e 38 professores.

O Governo de Moçambique define e prioriza acções dirigidas à habilitação técnica e profissional dos estudantes para o emprego e o empreendedorismo. Esta noção foi defendida pelo Ministro de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Penicela Nhambiu, momentos depois de receber as chaves de um trator para o Instituto agrario de Boane. Nhambiu deu conta do desafio do governo de Moçambique no novo ciclo governativo do Presidente Filipe Nyusi, que aposta na produção agrícola como um fator determinante para o desenvolvimento do país. “Temos que explorar todas potencialidades que o pais oferece para uma produção agrícola sustentável” apelou o governante. Dirigindo se particularmente a direção do Instituto e a massa estudantil, o Ministro deixou claro de que e do interesse do governo estreitar parceiras com o sector privado para alavancar a economia. Nestes termos, o governante elucidou o facto de a Mozal ser um parceiro incontornável do Governo na formação e no investimento em equipamento como o trator ora oferecido.

Falando aos presentes na cerimónia da entrega do equipamento agrícola, Mateus Mosse, Director de Relações Exteriores e de Desenvolvimento da Comunidade, disse que, a "doação de tractor" foi concebida porque acredita-se na competência, no talento, na dedicação e na ambição profissional dos estudantes e, por conseguinte, a Mozal pretende disseminar estes talentos em todo o país e tornar-se como um factor de acesso de oportunidade para estes grupos como profissionais através de suas habilidades técnicas.

A comunidade escolar beneficiária do equipamento mostrou se visivelmente satisfeita, por entender que o tractor recebido vai permitir aglutinar os valores da adopção técnica no espírito de inserção da teoria a prática. Segundo Ângelo Ubisse estudante do segundo ano, a alocação deste equipamento abre uma nova esperança e amplia o horizonte do domínio técnico das práticas agrarias, uma componente chave para o sucesso e conclusão do curso. O mesmo sentimento foi partilhado pelo Director do Instituto agrário, que enalteceu o esforço feito pela empresa Mozal, vincando a perspectiva de que com esta ferramenta será possível aumentar machambas de ensaio para aulas praticas e vai igualmente ajudar a abrir campos de cultivo, aumentando assim, a produção e produtividade para adieta alimentar do internato anexo ao instituto.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page