top of page

Governadora de Cabo Delgado inaugura Centro Cultural Tambo Tambulani Tambo


AGovernadora de Cabo Delgado, Celmira da Silva, inaugurou na cidade de Pemba, o Centro Cultural Tambo Tambulani Tambo reconstruído com o apoio da Anadarko e os seus parceiros dentro da sua estratégia de Investimento Social que visa contribuir para o desenvolvimento das comunidades de Cabo Delgado.

Para o Representante da Anadarko, Alex Jossias, este novo centro será um lugar onde se irá celebrar não só a identidade histórico-artística, mas também, um espaço privilegiado para a formação das novas gerações, homens e mulheres que conhecem e vivem a sua cultura.

“Esta nova e moderna infra-estrutura proporciona condições óptimas para a prática de actividades como Teatro, Música, Dança, Pintura entre outras artes, disponibilizando assim um excelente meio para enriquecer e diversificar as práticas culturais e artísticas, quer seja através de produções locais ou nacionais”.

A mesma perspectiva alargada da funcionalidade do Centro Tambo Tambulani Tambo foi sublinhada pela Governadora Celmira da Silva que olhou para estas infra-estruturas como um espaço misto de cultura e turismo.

“Para além de fazer-se arte, também é um centro que pode considerar-se turístico porque faz parte do roteiro turístico daqui da nossa cidade de Pemba e é um local onde, de facto, todos afluem. Portanto, o apoio da Anadarko para a sua reabilitação é de extrema importância”.

O Centro Cultural Tambo Tambulani Tambo transformou-se num espaço de convivência entre o que resta das velhas estruturas e a imponência de novos edifícios constituídos por um escritório, uma galeria e sala de aulas, um estúdio de gravação e dois palcos cobertos com seus respectivos bastidores e um deles com lavabos.

“Estamos perante infra-estruturas robustas elegantes, que agradam a vista, acalentam a alma e nutrem a criatividade. Não temos como não estar satisfeitos pois temos agora condições para atingirmos a nossa visão que é um Tambo próspero, acolhedor, de referência nacional e internacional e uma simbiose harmoniosa de cultura e turismo”, disse o Coordenador do Tambo, Victor Raposo.

A inauguração do Centro Tambo contou com a presença da Directora Provincial de Cultura e Turismo, representantes da comunidade da Directora do Mutumbela Gogo, Manuel Soeiro que definiu este espaço como um local para a dignificação do artista.

“É muito importante porque cada vez que chegamos à uma província a grande dificuldade é que não há centros deste tipo que possam dar dignidade aos grupos. O Victor [Raposo] com este centro pode, de uma maneira profissional, quer nacional ou internacional, chamar grupos de outros países, fazer festivais com mais seriedade porque também instalações contam muito. Isso também demonstra profissionalismo”.

Os diferentes artistas assumem estas novas instalações como a materialização de um sonho. E, Victor Raposo que começou o seu discurso lembrando que “Tambo Tambulani teve um sonho”, terminou-o assumindo um compromisso.

“Como gesto de gratidão para com a Anadarko, fica vincado o nosso compromisso de honra e cometimento em tudo fazer para que estes imóveis sejam usados de maneira mais exequível possível”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page