top of page

Bancada parlamentar da Frelimo Nyusi reconhece postura na aprovação de Leis


O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, manifestou o seu reconhecimento à bancada deste partido no poder em Moçambique na Assembleia da República (AR) pela postura que tem estado a mostrar na aprovação de instrumentos-chave para o desenvolvimento do país.

Falando terça-feira, em Maputo, durante um encontro entre os deputados da bancada parlamentar da Frelimo, membros da Comissão Política e do Governo, Nyusi destacou a aprovação do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2014-2019, do Plano Económico e Social (PES), bem como do respectivo Orçamento do Estado (OE), instrumentos que facilitam o desenvolvimento rápido do país.

Em nome de todos os militantes do nosso glorioso partido Frelimo, e em meu nome próprio, queremos, camaradas, reconhecer com orgulho o trabalho árduo desenvolvido pelos mandatários do povo, sobretudo o apoio prestado na viabilização do Programa Quinquenal do Governo”, disse, destacando que o PES e o OE facilitam o cumprimento do PQG.

Sublinhou que o papel da bancada parlamentar da Frelimo na AR tem sido fundamental, pelo que constitui a razão da esperança dos moçambicanos porque “sem este instrumento aprovado, tudo o que o povo pede é impossível de se concretizar.

Filipe Nyusi, que é igualmente Presidente da República, explicou que durante as suas visitas de trabalho pelo país e, ao interagir com os moçambicanos, tem notado uma confiança nos Planos do Executivo. Exemplificou as fases necessárias para a construção das infra-estruturas, onde, segundo o estadista, os moçambicanos apontam a ausência ou fraco desenvolvimento à nível dos distritos.

Muitas vezes, quando estamos com as populações, nós temos dito que a energia é trazida à pé. É como estrada. É trazida à pé. Que as pessoas vão até um ponto, que é quilómetro zero. Depois fazem 800 metros ou um quilómetro por dia. No dia seguinte podem vir de carro mas começam dali onde pararam e fazem mais outro um quilómetro e assim sucessivamente. E, o povo já acredita em actos e isso é graças ao trabalho que vocês que, com muito mérito, fazem, frisou.

De acordo com Nyusi, o encontro, que depois decorreu a porta fechada, visava “melhorar as condições de trabalho, bem como partilhar o processo de governação.

Mas também, sem hesitação nenhuma, vamos abordar os aspectos que interessam mais o povo moçambicano, disse.

Nyusi disse que a estabilidade constitui uma palavra que no seu seio “cabe perfeitamente.

Porque estabilidade política, neste caso da paz, estabilidade macro-económica é extremamente importante, disse.

Para Nyusi, desavenças não são apenas por diferenças políticas mas sim por desigualdades de oportunidade de vida.

'Como Governo, asseguramos que continuaremos abertos para cooperar, mas também, nós como partido, iremos tudo fazer para que de facto continuemos estáveis e equilibrados para podermos trabalhar, frisou.

A chefe da bancada parlamentar da Frelimo, Margarida Talapa, disse que não tem sido fácil o trabalho na AR, sobretudo pelo tipo de matérias a aprovar.

Temos tido sessões difíceis pela delicadeza das matérias, frisou.

No encontro, os deputados da Frelimo ofereceram um brinde ao Presidente Nyusi, alusivo ao aniversário natalício comemorado a 09 do corrente mês.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page