top of page

No Parlamento do Mundo Verónica Macamo exorta políticas da juventude


A Presidente da Assembleia da República (AR), Verónica Macamo, exortou os parlamentos do mundo a prestar cada vez mais acompanhamento das políticas da juventude, como forma de assegurar a prosperidade das futuras gerações.

Intervindo recentemente, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, por ocasião da 11ª cimeira global das mulheres presidentes dos parlamentos, Macamo afirmou que a juventude tem um papel incontornável no progresso da humanidade. “Sentimos que precisamos de fazer mais no que tange ao emprego e auto-emprego para os jovens realizarem os seus sonhos colectivos e individuais de prosperidade e de felicidade.

Na sessão que abordou o tema ‘Unidos para Assegurar a Prosperidade Económica às Futuras Gerações, a Presidente do mais alto órgão do poder legislativo moçambicano frisou que o maior desafio é como integrar os jovens nos centros de decisão.

Como soluções, Macamo aponta a inclusão da juventude nos órgãos e processos de tomada de decisão; e na sua participação nas parcerias público-privadas. Acrescentou que é dever dos parlamentos incentivar a criação de associações de jovens em áreas específicas como educação, emprego, habitação, formação profissional, e saúde.

Sobre a saúde, Verónica Macamo vincou que os jovens devem ainda ser incentivados a participar particularmente na prevenção e tratamento de doenças endémicas, como o HIV/SIDA.

A presidente da AR frisou que os parlamentos do mundo devem educar a juventude de forma a se abster das drogas e do álcool, dos casamentos prematuros e gravidezes precoces, para passar maior parte do tempo centrada nos estudos.

Temos de educar os jovens para preservar a paz, promover a democracia, os valores éticos e morais, defender o meio ambiente em que vivemos, para garantir que o nosso planeta seja um lugar de paz, harmonia, justiça e felicidade, disse, por outro lado, a Presidente do parlamento moçambicano.

Sobre o apoio aos jovens em Moçambique, particularmente a nível parlamentar, Macamo disse existir, na Magna Casa, o Gabinete Parlamentar da Juventude, composto por 40 deputados.

É um fórum privilegiado formado por jovens parlamentares com mandato para fazer eco das preocupações e aspirações da juventude moçambicana, no parlamento, explicou.

Disse que a AR adoptou a Política da Juventude e a Estratégia para a sua implementação. A Política da Juventude enquadra-se no esforço do Estado moçambicano na procura de mecanismos cada vez mais eficazes no atendimento dos problemas dos jovens, bem como na aposta da juventude como garante do amanha. Macamo disse ainda que o Governo criou instituições que promovem programas de treinamento para iniciativas de auto-emprego, incubação agrária, habitação e desenvolvimento do distrito.

Apontou instituições como Ministério da Juventude e Desportos, Conselho Nacional da Juventude, Instituto Nacional da Juventude, Fundo de Apoio às Iniciativas Jovens, bem como a Agência Nacional de Voluntariado, como promotoras de programas de incentivo a juventude moçambicana.

Participaram no evento, que terminou na terça-feira, as presidentes dos parlamentos do mundo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page