top of page

Diomba enaltece resultados do diálogo social na resolução de conflitos


O Governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, diz que os resultados da Concertação e Diálogo Social permanente para a resolução de conflitos laborais, na província de Maputo, são visíveis tendo em conta a conjuntura económica que Moçambique atravessa.

Falando recentemente na abertura do VI Sessão Ordinária do Fórum de Consulta e Concertação Social, que decorre no posto administrativo da Matola-rio, no distrito de Boane, Diomba disse que esta avaliação é também feita tomando em consideração o facto desta parcela do pais ser detentora do maior parque industrial.

O estabelecimento do Fórum de Consulta e Concertação Social, segundo Diomba, criou condições para a província enfrentar e solucionar inúmeras greves e falta de consensos nos conflitos laborais que vão surgindo nas relações de trabalho.

Constatámos com muita satisfação que de Janeiro a Novembro do ano em curso, verificámos a ocorrência de três greves contra treze de igual período do ano anterior registando uma redução em 85 por cento', disse.

Segundo Diomba, dos 1.079 casos de conflitos laborais mediados foram obtidos 883 acordos, representando 82 por cento de cumprimento, graças ao empenho dos membros do fórum no âmbito da promoção do diálogo social permanente.

O trabalho constitui a principal fonte geradora de riqueza e, por isso, vamos continuar a desenvolver esforços com vista a manter a estabilidade e paz social ao nível dos diferentes sectores da economia da província, com especial atenção no processo da valorização do potencial humano, disse Diomba. No encontro procedeu-se à entrega de certificados a 100 finalistas do Centro de Formação Profissional do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) da Machava, formados em 10 especialidades que lhes conferem habilidades e conhecimentos para enfrentar o mercado de emprego com segurança.

Também, foram entregues pela empresa Coca-Cola 17 kits de auto-emprego a seus ex-trabalhadores para poderem gerar renda para as suas famílias e criar novos postos de trabalho.

Este feito, segundo Diomba é a prova inequívoca de que a parceira entre o Governo e as empresas é fundamental na luta pela criação de riqueza e mais postos de trabalho.

Na ocasião, o governador apelou aos agentes económicos a seguirem o exemplo da Coca-Cola proporcionando “kits” de auto-emprego aos jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade, lançando, desta forma, a iniciativa “Uma Empresa, Um Kit de Auto-Emprego.

Igualmente, convidou a todos participantes e membros destes órgão a participar da campanha 'vaga não se paga', lançada pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, no dia 17 de Novembro do corrente ano, cujo objectivo é desincentivar a venda de vagas disponíveis no mercado de emprego.

Segundo Diomba, as vagas devem ser ocupadas tendo em conta as competências e habilidades dos candidatos e não com base em práticas ilegais.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page