top of page

“NA MASSINGA” SECA ARRASTA MAIS DE 5 MIL FAMÍLIAS A FOME

  • Jornal Amvironews
  • 27 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Seca afecta mais de 5 mil famílias

Massinga: Mais de cinco mil famílias das localidades de Xicomo e Liondzone do distrito da Massinga, província de Inhambane estão afectadas, de fome severa por falta de chuva, revelou o governo provincial de Inhambane, em entrevista a comunicação social.

De acordo com o administrador do distrito de Massinga, José jeremias a situação é preocupante apesar de o governo em parceria com as organizações da sociedade civil estar a trabalhar de modo a minimizar a situação, destacando a abertura de cerca de 5 pequenos sistemas de abastecimentos de água em Xicomo e 4 furos de abastecimento de água em Liondzoane, no primeiro semestre deste ano num custo avaliado em cerca de 3 milhões de meticais.

O governante acrescentou que para fazer face a insegurança alimentar, o governo disponibilizou cerca de 8mil hectares só nas baixas de Chilacua, Murie e entre outras para a produção do Milho e hortícolas diversas.

Jeremias apela a população que vive nas baixas de Rovene, Malamba e Rovuma, no sentido de apostar na agricultura nas zonas baixas, pois é produzindo que se pode sair da crise. Aliás, na sua óptica, é a através dos produtos ali produzidos que depois da colheita são alocados para as localidades mais abrangidas pela seca.

Para além da agricultura o distrito da Massinga é também grande criador do gado bovino e, segundo soubemos, o governo através do Fundo do Desenvolvimento Distrital vulgo sete milhões, adquiriu cerca de 37.408 cabeças de gado bovino alocadas as comunidades para a geração de emprego.

A fonte revelou ainda que, para a próxima campanha agrícola 2016-2017 o distrito prevê a produção de cerca 900mil toneladas de produtos diversos, numa área estimada em cerca de 400 hectares o que deverá incrementar a produção em mais de 7% em relação ao ano anterior cuja produção foi de cerca de 50 mil toneladas.

Massinha é o distrito mais populoso da província de Inhambane e situa-se na zona norte fazendo limite com Murrombene, a sul e Vilanculo a norte.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page