Na cidade de Maputo, com réplica em 8 províncias do país AMVIRO E PARCEIROS CELEBRARM O DIA MUNDIAL
- Jornal Amvironews
- 29 de set. de 2016
- 3 min de leitura

A Associação Moçambicana para as Vítimas da Insegurança Rodoviária AMVIRO, celebrou de 19 a 23 de Setembro em todo o território nacional o ‘Dia Mundial Sem Carro’ na sua sexta edição, sob o lema “juntos por uma mobilidade segura, amiga do ambiente e pela paz”.
Após o lançamento, a 19 de Setembro, em conferencia de imprensa na sua sede em Maputo, as celebrações tiveram o seu epicentro no dia 22 de Setembro, concretamente na Praia da Costa do Sol, onde várias acções foram levadas a cabo por esta agremiação da sociedade civil com diversos parceiros, a destacar o INATTER, PRM, O Conselho Municipal de Maputo, com apoio multiforme das empresas Whasintelec, CFM, Cornelder de Moçambique, Mercado Gráfico e Empresa Municipal dos Transportes públicos (EMTPM).
Entre outras actividades destaque vaio para a sensibilização dos automobilistas e pões sobre a prática de comportamentos seguros na via pública através de distribuição de mais de 2 mil panfletos, palestras animada via sonoro bem como o saneamento do meio levada a cabo por dezenas de membros da AMVIRO, logo pela manhã e que se prolongou até cerca das 11h.
Os automobilistas entrevistados pela nossa redacção no local, mostraram-se felizes pelo trabalho da AMVIRO, que promove o Dia Mundial Sem Carro no país, há sensivelmente 7 anos, ao mesmo tempo que teceram comentários sobre a condução desordenada na cidade de Maputo e não só, dizendo que é possível sim passar um dia e viver sem carro, ao mesmo tempo que lamentaram a maneira como os peões têm si feito a via pública (eles só têm medo da chuva) e que vem causando uma grande insegurança na via pública.
Por seu turno, os pões contra atacaram, apontando o comportamento dos condutores na via pública, como sendo ruim, isto é não respeitam o peão e os sinais de trânsito e pediram maior intervenção das autoridades para a segurança das suas vidas no que tange a protecção contra os acidentes de viação.
Para o Porta-voz da AMVIRO, Joel Manhiça, o lema escolhido para aquela data visa potenciar os desafios da sociedade em relação ao que o país enfrenta neste domínio, visto que os acidentes de viação têm ceifado vidas humanas e o que tem causado grande impacto negativo nas famílias e nas pessoas.
Manhiça, disse ainda que se registam melhorias na redução dos acidentes rodoviários no país, pois há uma redução gradual em cada ano, exemplificando que em 2008, os acidentes de viação estavam na casa de cinco mil casos, mas em 2015 rondaram na casa dos três mil a nível nacional, embora lamentou o facto de as suas consequências sobretudo humanas não revelarem a mesma tendência.
Sabe-se que além da Cidade de Maputo, decorreram nesta data em quase todo o país diversas acções que marcaram esta efeméride designadamente a cidade de Chimoio, Pemba, Nampula, Xai-Xai, Beira, cujos respectivos rescaldos serão divulgados por este jornal na próxima edição.
De recordar que o Dia Mundial Sem Carro é uma data internacional celebrada a 22 de Setembro em mais de mil cidades de mundo com o objectivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, adopção de formas de mobilidade alternativas ao carro que sejam seguras, saudáveis e ambientalmente sustentáveis.
Neste dia são realizadas actividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, tendo sido a cidade de Paris- França, em 1997 a pioneira nesta celebração e em Moçambique introduzida pela AMVIRO desde 2010.



















































Comentários