top of page

EM INHAMBANE: AMVIRO PROMOVE AS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL SEM CARRO


Os acidentes de viações ainda continuam a preocupar as autoridades policiais em Inhambane. Só nos primeiros 8 meses deste ano foram registados um total de 61 casos de acidentes contra 125 do igual período do ano passado com uma redução ligeira de 64 casos.

Em consequência destes acidentes 79 pessoas morreram, 80 contraíram ferimentos graves e 82 ferimentos ligeiros e causaram ainda cerca de 42 danos materiais avultados. O excesso de velocidade e a condução sob o efeito do álcool são as principais causas desses acidentes.

No passado dia 22 de setembro do ano em curso, a Associação Moçambicana para a Vitimas de Insegurança Rodoviária (AMVIRO) e seus parceiros promoveram uma marcha no município da Maxixe para dizer chega o sangue nas estradas.

A marcha que percorreu diversas avenidas da chamada capital económica de Inhambane desaguou na praça 25 de Setembro local onde acolheu a segunda parte das actividades e enquadrava-se nas comemorações do Dia Mundial Sem Carro e teve como lema:"Juntos Por Uma Mobilidade Segura e Amiga do Ambiente e de Paz".

Numa mensagem apresentada pelas crianças do distrito municipal da Maxixe, queixarem se de vários problemas que enfrentam no seu dia-a-dia, a falta de sinais de trânsito, sobretudo, os de controlo de velocidade, violação sexual de menor e tráfico de albinos entre outros.

“Nós crianças, temos sido vítimas. A falta de sinais de controlo de velocidade é um dos problemas na nossa cidade. Queremos por esta ocasião apelar aos automobilistas que se fizerem a estrada para que conduzam com responsabilidade, apliquem com rigor as regras de trânsito que aprenderam nas escolas de condução, respeitem o nosso direito de vida pois, o futuro desta nação depende de nós”, sublinharam.

Na ocasião o chefe das operações da Polícia de Trânsito no Comando Provincial da PRM em Inhambane Justino Marcos, disse ser responsabilidade de cada um desenvolver ações para tornar as estradas mais seguras.

De acordo com a fonte, na Província de Inhambane verifica-se uma tendência de aumento de perigosidade dos acidentes de viação. Nos primeiros 8 meses deste ano foram registados em toda a província, 61 casos de acidente de viação contra 125 do igual período do ano passado, tiveram como consequência 79 óbitos contra 105 do igual período do ano passado 82 feridos graves, e 42 danos materiais avultados.

O excesso de velocidade e o alcoolismo são as principais causas desses acidentes, e com vista a inverter o cenário a polícia tem levado acabo várias campanhas de sensibilização, como é o caso das palestras nas escolas e nas vias públicas, testes educativos, formação de reguladores de trânsito nas escolas (RTE) controlo do álcool e de velocidade e entre outras.

Já o Delegado Provincial da AMVIRO em Inhambane Olímpio dos Santos mostrou se satisfeito pelo nível de participação dos munícipes nestas comemorações do dia mundial sem carro, e disse que a escolha da cidade da Maxixe para acolher a gala deve se ao facto de a mesma nunca ter-se beneficiado. Com esta iniciativa pretende despertar a atenção dos munícipes, sobretudo, dos automobilistas de uma mobilidade segura sobre o trânsito.

“O dia 22 de Setembro é uma data para cada um parar e reflectir sobre a poluição do meio ambiente provocada pelas viaturas. E deixando o carro em casa é possível trazer uma mobilidade segura para os utentes. Já escalamos vários municípios e faltava esta cidade porque Maxixe não é uma ilha, vamos caminhando gradualmente para outros municípios, apelar os automobilistas para tenham consciência de que o facto de estarem na viatura não significa que devem esquecer o que aprendeu na escola de condução e que use esses conhecimentos para o seu bem e o bem dos passageiros que transporta em sua viatura”. Sublinhou

Por sua vez o vereador para Área da Cultura e Desporto Boaze Mapilele em substituição do Edil da cidade da Maxixe, agradeceu a AMVIRO pela iniciativa e por ter escolhido aquela cidade para o lançamento da 6ª gala sobre a mobilidade que, segundo ele, vai contribuir na redução da sinistralidade nas estradas e pediu para que iniciativas do género continuem a acontecer e que o município está disponível para apoiar no que for necessário.

A banda municipal de Inhambane foi convidada para animar o evento

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page