top of page

25 De Setembro "MISSÃO DAS FDS SERÁ COMPLETA SE DEFENDER DESENVOLVIMENTO"


O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a não “deitarem abaixo” o sonho dos libertadores de Moçambique, sublinhando que “a vossa missão será incompleta se não defenderem o desenvolvimento do país que é a agenda dos nossos cidadãos.

Segundo Nyusi, igualmente Comandante - Chefe das FDS, faz parte do sonho dos libertadores da pátria tornar Moçambique independente, uno e indivisível, próspero e desenvolvido.

O Presidente falava no Palácio da Ponta Vermelha na recepção aos oficiais generais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) por ocasião do 52º aniversário do desencadeamento da luta armada de libertação nacional e dia das FADM que se assinalou no passado domindo a escala nacional.

No cumprimento das vossas missões, o povo moçambicano não espera ouvir que as FADM deitaram abaixo o sonho dos seus heróis: O sonho de tornar Moçambique independente, uno e indivisível, próspero e desenvolvido, afirmou.

O Comandante - Chefe das FDS disse, por outro lado, que o país vive momentos de ausência da paz efectiva devido as acções armadas movidas pela Renamo contra o povo, o que obriga a mobilização de mais recursos e capacidades técnicas para fortificar o Estado e garantir o bem-estar das populações.

Queremos, nesse momento de reflexão conjunta, exortar as FADM para que mantenham invioláveis as fronteiras do nosso território e os direitos de cidadania, patriotismo e sentido de pertença a este Moçambique, disse. Ele exortou as FADM a explorarem, com valentia, a vantagem de serem produto do processo de reconciliação nacional e constituídas por militares que, no passado, estiveram em frentes opostas mas que hoje “são continuamente alimentadas por jovens sem cores partidárias.

Trata-se, de acordo com Nyusi, de uma “característica rara” que deve unir os moçambicanos em defesa da pátria e paz conquistadas com grandes sacrifícios conforme o lema “FADM 52 anos defendendo a pátria, a unidade nacional e a paz.

Por sua vez, o Chefe do Estado Maior General das FADM, o General do Exército Graça Chongo, renovou, na ocasião, o compromisso de defesa implacável da pátria contra todas forças contrárias a paz e desenvolvimento. Depois da saudação, Nyusi orientou a cerimónia de deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis moçambicanos, em Maputo, onde participaram varias figuras da arena política com apelos a Paz.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page