SOBE O NÚMERO DE ACIDENTES DE VIAÇÃO NO PAÍS
- Jornal Amvironews
- 22 de set. de 2016
- 2 min de leitura

29 Pessoas morrem na sequência de 40 acidentes
Segundo o comunicado enviado a nossa redacção pelo Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), na semana passada foram registados um total de 40 acidentes de viação contra 36 de igual período do ano passado, o que representa uma subida em número de quatro, ademais a sinistralidade causou a morte de 29 pessoas.
Além dos óbitos, os acidentes de viação tiveram como consequência 18 feridos graves contra 34 de igual período do ano anterior e 54 feridos ligeiros contra 29 do ano anterior. Houve aqui uma redução no número de feridos graves, mas o mesmo não se pode dizer sobre as mortes e os feridos ligeiros.
A PRM, como forma de inverter este cenário e reduzir a sinistralidade rodoviária, foram organizadas várias actividades operativas e destas foram fiscalizadas 37.262 viaturas e deste universo foram apreendidos 37 veículos por diversas irregularidades. Na mesma operação, foram apreendidos 80 livretes e 342 cartas de condução por seus titulares conduzirem sob o efeito de álcool, 6.117 multas foram aplicadas a diversas automobilistas por violação as regras de trânsito. Houve a detenção de oito indivíduos por condução ilegal.
Dos 40 acidentes registados, 24 tiveram como causas o excesso de velocidade, dois foram causados pelo corte de prioridade, dois por cruzamento irregular, três por ultrapassagem irregular, seis por condução sob o efeito de álcool, um por trânsito fora da mão e finalmente dois por mau posicionamento do passageiro.
Os atropelamentos continuam a ser o tipo de acidente mais registados no país, pois, do universo de 40, 19 pertencem a esta família, seguido por choque entre carros num número de 09, despiste e capotamento num número de cinco, choque entre carro e moto foram quatro, a queda de passageiro e choque contra obstáculo fixo estiveram num número de dois e um respectivamente.
A PRM apela a todos os utentes da via pública a aprimorarem as medidas de segurança rodoviária, obedecendo escrupulosamente as recomendações de trânsito, visando a redução dos acidentes.



















































Comentários