top of page

TUFÃO MERANTI ATINGE TAIWAN COM VENTOS DE 240 KM POR HORA


Mais de meio milhão de casas sem eletricidade e cinco feridos é até agora o balanço do impacto do tufão Meranti, de categoria 5, em Taiwan. Além de ventos, Meranti trouxe chuva torrencial e provocou inundações. Milhartes de pessoas foram retiradas de casa, A China é o apróximo alvo do tufão e já colocou as províncias sul sob alerta vermelho.

"Este tufão é o mais forte do mundo, este ano" informou o porta voz do instituto de meteorologia da ilha, Hsieh Pei-yun.

Meranti ganhou força ao aproximar-se de Taiwan, com ventos sustentados de 105 quilómetros hora e rajadas de 370 quilómetros hora - mais velozes do que um carro de F1, como notou a CNN. A tempestade perdeu alguma força ao atingir terra, e o vento desceu para os 240 quilómetros hora, de acordo com o centro de meteorologia do Japão.

Até agora, a pior consequência do Meranti em Taiwan foi a queda de árvores que arrastaram postes de eletricidade e deixaram 550.000 casas às escuras no sul da ilha. Mas o furacão vai continuar a atravessa-la a caminho da China, pelo que o balanço dos estragos deverá subir nas próximas horas, lembrou o responsável pelos serviços de emergência, Li Wei-sen.

"Não poderemos provavelmente evitar perdas mas tentaremos minimizar as vítimas", prometeu. Quatro mil militares e forças de segurança foram mobilizados para socorrer as populações mas as autoridades não esperam grande destruição. Cerca de 1500 pessoas fugiram de casa para centros de abrigo e 370 voos foram cancelados. As ligações ferroviárias foram igualmente suspensas e as escolas encerradas. ALERTA VERMELHO Taiwan deverá atingir a China na quinta-feira, com ventos sustentados de 120 quilómetros hora e rajadas de 175 quilómetros hora prevê o centro de monitorização de furacões do Japão. A parte sul do país está sob alerta vermelho. Nas províncias sul de Guangdong e de Fujan, as autoridades já estão a tomar precauções, cancelando ligações ferroviárias e começando a retirar populações de áreas de risco.Em Guangdons os barcos de pesca foram mandados regressar ao porto e os pescadores ordenados refugiar-se.

O MAIS FORTE DESDE 1969 As autoridades chinesas afirmam que este poderá ser o tufão mais forte a atingir o país em quase 50 anos.

Meranti é o segundo grande tufão do ano a atingir Taiwan, depois de Nepartak há dois meses ter provocado cortes de eletricidade, forçado milhares a fugir de casa nas zonas sul e central da ilha e deixando milhares de passageiros retidos nos aeroportos quando os aviões foram forçados a permanecer em terra. Em 2009, o tufão Morakot deixou um rasto de destruição através do sul de Taiwan, matando cerca de 700 pessoas e causando estragos de quase 3 mil milhões de euros.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page