top of page

"Com Equipamento de Transmissão Televisiva" TVM coloca-se ao nível da região

  • Jornal Amvironews
  • 1 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

A República Popular da China, ofereceu recentemente, a Televisão de Moçambique (TVM), um valioso conjunto de equipamentos de produção e transmissão de televisão modernos, e o Ministro dos Transportes e Comunicações (MTC), Carlos Mesquita, considera que com este equipamento a TVM coloca-se ao nível da região, entre as televisões com capacidade de produzir no formato digital e em alta definição, equipamentos avaliados cerca de 6.5 milhões de dólares.

O equipamento em causa é constituído por dois veículos de transmissão televisiva, um estúdio móvel de alta definição de imagem, composto por 10 canais de câmeras, mesa de mistura de vídeo de 48 canais, equipamento para o i fografismo, duas unidades de replays todos funcionando em alta definição e mesa de mistura de áudio com 98 vias.

Trata-se de equipamento de última geração, do mais moderno fabrico, de padrões e qualidade internacional, o que mostra a posição que Moçambique ocupa nas prioridades de cooperação com a China.

Segundo Carlos Mesquita, o equipamento vai permitir a cobertura de eventos importantes e extremamente exigentes, como o futebol, nos padrões internacionais aceites pela FIFA, o equipamento permite igualmente fazer intervenções em directo via satélite a partir de qualquer canto da região, permitindo a transmissão de programas e acontecimentos em tempo real.

"É nossa expectativa que este equipamento que nos foi oferecido pelo nosso parceiro estratégico permita a melhoria da cobertura de momentos marcantes do nosso país, e que acima de tudo contribuam para a consolidação da PAZ, Unidade Nacional, a nossa moçambicanidade, bem como, a projecção de Moçambique, seu povo e cultura, vitórias das nossas equipes e selecções desportivas, entre outros eventos de interesse nacional e internacional", manifestou Carlos Mesquita.

Mesquita, recordou que celebra-se este ano os 30 anos da tragédia de Mbuzini, onde pereceu o saudoso Presidente Samora Moisés Machel e a delegação que o acompanhava, e é desejo do governo que este equipamento ajude a divulgar a vida e obra do querido e saudoso Presidente, bem como, de outros moçambicanos conhecidos e anónimos, que com o seu esforço abnegado contribuem para a construção do país.

A fonte fez recordar ainda que Moçambique encontra-se neste momento empenhado no processo de Migração da Radiodifusão Analógica para Digital, um processo que exige significativos investimentos para a aquisição de equipamentos modernos, assim, o pacote de oferta que hoje formalizado a sua entrega ira, com certeza, constituir-se numa mais-valia para o processo da Migração Digital.

Assim, Carlos Mesquita, acrescenta ainda que a Televisão de Moçambique devera prosseguir com a formação e capacitação dos seus quadros para que, a partir desta inovação tecnológica que estamos a introduzir, sejam produzidos conteúdos de maior qualidade, respondendo ao papel social que a empresa desempenha no país. E encorajou a TVM a fazer o melhor uso do equipamento e a encontrar mecanismos eficazes de o rentabilizar, bem como, a seguir rigorosamente os planos de manutenção e conservação estabelecidos, para que este sirva ao país por mais tempo.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da TVM, considera com este equipamento, a empresa já esta na era digital.

De salientar que, na cerimónia, contou com a presença do Embaixador da China em Moçambique, quadros da TVM e de outros convidados.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page