top of page

Porto da Beira Dispõe de uma Terminal de Triagem de Camiões

  • Jornal Amvironews
  • 25 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

A Terminal de Triagem de Camiões do Porto da Beira (TTC), um empreendimento dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), num investimento de 225 milhões de meticais, fundos próprios, foi construído com o objectivo de minimizar o congestionamento que se vem ressentindo o porto da Beira, devido “o aumento de tráfego rodoviário nos últimos anos de e para este recinto Ferro – Portuário”.

Verificamos que, de algum tempo a esta parte “a circulação de viaturas passou a ser feita de forma condicionada, provocando filas enormes”, o que motivou os CFM investir na construção desta terminal “que incluiu também o alargamento do acesso Norte de duas para 4 faixas numa extensão de 1,250 metros”, lê-se.

Fazem ainda parte dos principais objectivos da construção da TTC “garantir a segurança de viaturas que entram e saem do recinto Ferro – Portuário”.

Para Filipe Nhusi, Presidente da República que, paralelamente a sua visita de 3 dias a província de Sofala, visivelmente satisfeito pelo feito, “precisamos continuar empenhados na mobilização de mais parcerias para concretizarmos empreendimentos desta natureza” que contribuem de forma decisiva na dinamização da nossa economia e da região.

A construção da TTC esteve a cargo da NCC Moçambique, num prazo de 21 meses, sob a fiscalização dos Serviços de Engenharia dos CFM, cuja conclusão teve lugar em Fevereiro de 2014 e a área total é de 32.000 m2 tendo sidos envolvidos 75 trabalhadores, entre técnicos, operários e auxiliares.

AmviroNews apurou ainda, de fonte oficial que o prazo inicial era de 12 meses tendo sido prorrogado para 21 meses, devido a alteração do projecto que era para acomodar, no início, 98 camiões numa área de 20,000 m2, tendo passado para 32,000 m2, para além da necessidade de se ligar a Terminal aos processos aos processos de Desembaraço electrónico de mercadorias e toda documentação para o carregamento/descarregamento no porto da Beira, incluindo nas Gasolineiras.

Estão integrados na TTC operadores portuários como a Kudumba, Cornelder de Moçambique para além de entidades alfandegárias nacionais, Polícia da República de Moçambique, entre outros funcionando das 6 as 22h, de segunda a domingo.

Esta inauguração foi presenciada por membros do Conselho de Administração e da Direcção Executiva Centro dos CFM, quadros do operador portuário, Cornelder de Moçambique, do Governo central ligados ao Ministério dos Transportes e Comunicações, do Governo provincial, entre outros convidados.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page