Ordem e Tranquilidade Públicas POLÍCIA AVALIA POSITIVAMENTE A SITUAÇÃO
- Jornal Amvironews
- 18 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

A Polícia da República de Moçambique (PRM) garante que a situação da ordem, segurança e tranquilidade pública na cidade de Maputo, está relativamente calma e controlada.
Esta tranquilidade é entendida pelas autoridades policiais como resultado das acções de patrulhamento ostensivo levadas a cabo em diversas áreas para prevenir e combater a criminalidade.
Segundo o porta-voz do Comando da Cidade, Orlando Mudumane, como corolário dessas acções, a Polícia não registou, na semana passada, nenhum caso criminal relevante, como crimes violentos que, por sua natureza, criam um sentimento de insegurança na comunidade.
Esses crimes estão controlados. Tivemos registo de 10 casos de furto qualificado em que os malfeitores recorreram a instrumentos contundentes e arrombaram estabelecimentos comerciais, apoderando-se de vários bens, disse Mudumane, falando no actual briefing semanal à imprensa.
Dos 10 casos, a Polícia esclareceu oito, tendo detido 11 prováveis autores. Até agora, existem provas suficientes que indicam que sejam eles que protagonizaram tais crimes. Vários bens foram recuperados e entregues aos legítimos proprietários, acrescentou o porta-voz. Igualmente, em resultado das campanhas levadas a cabo pela PRM, em relação à utilização da via pública, visando a redução dos acidentes de viação, houve registo de 11 acidentes de viação, contra 16 de igual período de 2016.
Dos 11 acidentes, seis foram atropelamentos carro/peão, três colisões entre viaturas e dois despistes e capotamento, onde pelo menos três pessoas perderam a vida, em consequência destes acidentes, e outras 38 ficaram feridas, sendo sete com gravidade.
Ainda na semana passada, a Polícia deteve 69 indivíduos indiciados de prática de diversos crimes, sendo 29 contra propriedade, 33 contra pessoas e sete contra a ordem e tranquilidade públicas.
A Polícia de Transito fiscalizou, por sua vez, 4.221 viaturas, das quais 31 apreendidas por diversas irregularidades. Impôs 1.439 avisos de multa aos automobilistas infractores e submeteu 148 automobilistas a teste de alcoolemia, tendo sido surpreendidos 73 a conduzirem sob efeito de álcool.
Nesta operação, a Polícia apreendeu 27 cartas de condução aos automobilistas por conduzirem de forma reincidente sob efeito de álcool. A Polícia aproveitou a oportunidade e chamou atenção à comunidade para prestar maior atenção de modo a não fazer negócios com indivíduos que usam artifícios fraudulentos e burlam as pessoas, como os que se dedicam à burla por defraudação. Neste momento, a Polícia diz estar a trabalhar no sentido de identificar autores de três casos criminais desta natureza.
Esses indivíduos garantem a existência de algum crédito no banco e que trazem os talões de depósito para as suas vítimas e depois acabam ludibriando as vítimas levando viaturas e outros bens. É preciso que as pessoas certifiquem a existência de tal dinheiro nos bancos onde os tais indivíduos vão depositar para não caírem nas mãos dessas redes criminosas, alertou Mudumane.



















































Comentários