top of page

Transporte ferroviário de Passageiros subiu 26%


Recentemente, o Governo Moçambicano, em 26ª sessão do Conselho de Ministros, em Maputo, tornou público o incremento positivo dos indicadores de transporte de passageiros na empresa pública ferroviária moçambicana, Portos e Caminhos-de-ferro, A empresa registou, no I semestre deste ano, um aumento de 156 milhões de passageiros por Km, contra os anteriores 116 milhões registados no período homólogo de 2015, conferindo um incremento na ordem de 26%.

Segundo porta-voz, Mouzinho Saíde, o crescimento registado, entre outros factores, está associado a aquisição e entrada em funcionamento de 70 novos veículos ferroviários, designadamente carruagens, furgões, entre outros; alocados nos sistemas ferroviários do sul e centro, na ordem de 33 carruagens cada.

Esse facto, segundo explicou porta-voz, propiciou condições para o incremento de comboios de passageiros, melhoria de qualidade e comodidade aos passageiros, para além de ganhos significativos na dimensão da segurança.

Recorde-se que, o Presidente do Conselho de Administração dos CFM, Victor Gomes, em entrevista exclusivo a este semanário, a margem das celebrações do 1 de Junho, assinalado pela empresa através de um convívio infantil com mais de 12 mil crianças, filhos dos seus colaboradores no Sul, Centro e Norte do País, disse serem visíveis os resultados dos esforços da instituição e do Governo na melhoria das condições de comodidade e segurança dos utentes.

Passageiros Satisfeitos

Com vista a colhermos a sensibilidade daqueles que, no seu dia-a-dia usam os serviços de comboios de passageiros do CFM-Sul para se deslocarem para os seus afazeres; a nossa reportagem fez-se a estação central desta companhia, também conhecida mundialmente como a sétima mais bela.

Maurício Madjongue e Victória Cuna são 2 dos vários passageiros tradicionais que de manhã e de tarde servem-se dos comboios do CFM-Sul no trajecto Machava Socimol – Baixa e vice-versa, na sua labuta diária

Ouçamo-los:

Rafael Matavele, 67 anos passageiro do CFM há 20 anos

Rafael Matavele, 67 anos funcionário do Instituto Nacional da Aviação Civil, na área de segurança de voos é um dos que junto aos microfones de AmviroNews fez uma avaliação positiva do serviço de passageiro fornecido pelos CFM-Sul; tanto de manhã como a tarde.

Para Matavele, com a alocação de carruagens a situação melhorou bastante, comparativamente a muitos anos!

É que Matavele já é utente a quase vinte anos, revelou o nosso entrevistado num semblante visivelmente relaxado e confiante de que vai chegar junto do aconchego familiar sem transtornos.

Aliás, característica geral testemunhada pela equipa da nossa reportagem, na tarde desta terça-feira, no interior das carruagens desta empresa, impecavelmente limpos é o à-vontade com que as centenas dos passageiros se apresentam

Curiosamente, Matavele que se revelou virtual conhecedor da dinâmica ferroviária, certo ou não ele entende que o maior desafio da transportadora ferroviária “são as Máquinas”, se resolverem o problema das Máquinas.

“O meu comboio, de Ressano, sai as 18h.15, se não nos casos de algum atraso e, quanto as carruagens está muito bem, comparativamente aos anos passados, frisou.

Relativamente aos passageiros, que penduram-se nas carruagens, do lado de fora, Matavele disse que esta atitude mostra a forma como os bens públicos não são bem usados. Disse ainda haver uma necessidade de se disciplinar as pessoas pois, segundo Matavele, para além de por em risco suas vidas danificam os poucos meios que existem.

Osvaldo, passageiro do comboio de Ressano

“Sobre o transporte, nos caminhos penso que está tudo bem”.

“As vezes, fica um pouco complicado quando alteram o horário sem antes dar uma explicação”, observa.

Osvaldo que vive no Bairro de Mathemele, município da Matola, diferentemente do Matavele, viaja regularmente (de regresso) pelo comboio de Matola Gare.

Por seu turno, Maurício Madjongue que vive em Macha Socimol é igualmente um dos tantos felizes beneficiários pelos esforços que o Governo e os CFM faz ao testemunhar que “agora isto já está bom”.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page