top of page

População exige um cessar do fogo urgente e uma paz duradoura


Depois do encontro com o sector privado o presidente da República rumou para o distrito de Jangamo onde reuniu-se com a população local para auscultar os problemas que enfrentam no seu dia-a-dia.

A população aproveitou se da presença do mais alto magistrado da nação para apresentar as suas inquietações. Dentre estas, a falta de hospitais, escolas do ensino secundário, água potável, energia eléctrica, criminalidade foram as que mereceram destaque.

O mais preocupante são mulheres grávidas, cujos partos são feitos nas residências mesmo conhecendo os riscos.

“Sua Excelência, estamos a pedir escolas secundárias. Aqui no distrito de Jangamo, os nossos filhos não podem progredir com os seus estudos porque não há escolas. Quando ficamos doentes somos obrigados a percorrer longas distâncias para encontrar um posto de saúde e se encontramos o pessoal que nos atende não é qualificado”, disse um munícipe.

De acordo com a população a criminalidade está a ganhar espaço naquele distrito, por conta disso, foi pedido ao chefe de Estado reforço nas medidas de segurança, maior patrulhamento dos bairros e o aumento do efectivo da polícia bem como a criação de polícias comunitários.

A população pediu igualmente um diálogo sério e urgente com o líder da Renamo Afonso Dlhakama visando ultrapassar a actual situação que o país atravessa, a tensão político militar e a crise económica resultado da contracção da dívida pública).

“Sua excelência presidente da República, a população de Jangamo não quer guerra, quer sim a paz. Já perdemos muito com a guerra, perdemos escolas, hospitais, vidas humanas e muito mais. Pedimos a sua excelência para que dialogue com o líder da Renamo Afonso Dlhakama e busquem consenso para se ultrapassar a tensão político militar no país”, advertiu.

Por seu turno o presidente da República Filipe Nyusi garantiu que o seu executivo que o governo está a fazer de tudo com vista a devolver a paz e que a população não pode se preocupar com a paz mas sim com a produção.

“Quero pedir ao meu povo para que não se preocupe com a paz, pois o governo está a fazer de tudo para que tenhamos esta paz de volta, estão lá os mediadores entre internacionais e Moçambicanos a negociar para que tenhamos a paz, realçou PR.

Depois do comício popular o chefe do Estado Filipe Nyusi orientou uma sessão do governo, a porta fechada, com os administradores distritais, presidentes dos municípios e governador de Inhambane.

Recordar ainda que depois de trabalhar nos distritos de Maxixe e Jangamo o Presidente da República Filipe Nyusi, escalou o distrito de Inhassouro no âmbito da sua visita de trabalho.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page