top of page

Utilização de Faixas Exclusivas Reduz tempo de espera dos passageiros

  • Jornal Amvironews
  • 29 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, considera que a alocação de 50 novos autocarros, desde Fevereiro do corrente ano, e a utilização das faixas exclusivas na cidade de Maputo reduziu o tempo de viagem e de espera dos passageiros nas paragens em cerca de uma hora e 15 minutos.

Falando recentemente, na Assembleia da República (AR), durante a sessão de “Perguntas ao Governo”, e apresentando o ponto actual de situação sobre o serviço público de transporte de passageiros, Mesquita disse que, como impacto desta medida, duplicou a quantidade de passageiros para 45 mil por dia.

“Como impacto desta medida, melhorou o nível de segurança e comodidade dos passageiros. Esperamos igualmente receber, ainda este ano, 80 novos autocarros no âmbito da cooperação bilateral com a República Popular da China, que completarão 130 previstos no Plano Económico e Social de 2016”, disse o Ministro, acrescentando que os autocarros serão distribuídos para todas as províncias do país.

Os 50 autocarros, com 50 lugares cada são avaliados em oito milhões de dólares americanos, já estão a operar nos troços Zimpeto-Baixa e Zimpeto-Museu. No entanto, um estudo indica que 120 autocarros, cuja capacidade varia, em média, entre 60 e 70 passageiros, podem ser suficientes para resolver o problema de transporte ao longo da Estrada Nacional número 1 (EN1), na cidade de Maputo.

O governante assegurou que o projecto integrado de transportes para a área metropolitana de Maputo está numa fase avançada.

Pelo que, segundo Mesquita, está em vias de criação de faixas exclusivas para a circulação de autocarros de grande capacidade, Bus Rapid Transit (BRT), para os troços Baixa-Magoanine e Zimpeto-Baixa, via EN1.

Para o transporte fluvial, e como forma de garantir o transporte de passageiros, o Ministro disse estarem numa fase avançada as análises que visam reabilitar o cais de Maputo e KaTembe, bem como a aquisição de novos ferryboats.

De salientar que a fonte acrescentou que a medida concorre para a “promoção de um sistema de transporte público adequado ao aumento esperado da mobilidade entre margens decorrente do crescimento urbano da KaTembe”.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page