Utilização de Faixas Exclusivas Reduz tempo de espera dos passageiros
- Jornal Amvironews
- 29 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, considera que a alocação de 50 novos autocarros, desde Fevereiro do corrente ano, e a utilização das faixas exclusivas na cidade de Maputo reduziu o tempo de viagem e de espera dos passageiros nas paragens em cerca de uma hora e 15 minutos.
Falando recentemente, na Assembleia da República (AR), durante a sessão de “Perguntas ao Governo”, e apresentando o ponto actual de situação sobre o serviço público de transporte de passageiros, Mesquita disse que, como impacto desta medida, duplicou a quantidade de passageiros para 45 mil por dia.
“Como impacto desta medida, melhorou o nível de segurança e comodidade dos passageiros. Esperamos igualmente receber, ainda este ano, 80 novos autocarros no âmbito da cooperação bilateral com a República Popular da China, que completarão 130 previstos no Plano Económico e Social de 2016”, disse o Ministro, acrescentando que os autocarros serão distribuídos para todas as províncias do país.
Os 50 autocarros, com 50 lugares cada são avaliados em oito milhões de dólares americanos, já estão a operar nos troços Zimpeto-Baixa e Zimpeto-Museu. No entanto, um estudo indica que 120 autocarros, cuja capacidade varia, em média, entre 60 e 70 passageiros, podem ser suficientes para resolver o problema de transporte ao longo da Estrada Nacional número 1 (EN1), na cidade de Maputo.
O governante assegurou que o projecto integrado de transportes para a área metropolitana de Maputo está numa fase avançada.
Pelo que, segundo Mesquita, está em vias de criação de faixas exclusivas para a circulação de autocarros de grande capacidade, Bus Rapid Transit (BRT), para os troços Baixa-Magoanine e Zimpeto-Baixa, via EN1.
Para o transporte fluvial, e como forma de garantir o transporte de passageiros, o Ministro disse estarem numa fase avançada as análises que visam reabilitar o cais de Maputo e KaTembe, bem como a aquisição de novos ferryboats.
De salientar que a fonte acrescentou que a medida concorre para a “promoção de um sistema de transporte público adequado ao aumento esperado da mobilidade entre margens decorrente do crescimento urbano da KaTembe”.



















































Comentários