top of page

UP implementa projecto de orientação escolar, vocacional e profissional para jovens

Foi perante estudantes e representantes das comunidades locais que a Universidade Pedagógica, na cidade da Maxixe, procedeu, o lançamento do projecto vocacional e comunitário.

Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pelos docentes e membros do Núcleo de Estudos de Políticas Educativas (NEPE), maioritariamente docentes dos cursos de Psicologia, Filosofia e Pedagogia. O evento tem como objectivo despertar e reactivar nos jovens, a capacidade de fazer boas escolhas vocacionais e/ou profissionais.

Na ocasião, a psicóloga e membro do projecto, Valódia Nhamango, disse que no país e na província de Inhambane, em particular, há muitos jovens que têm o desejo de ingressar no ensino superior, tanto para aumentar os conhecimentos académicos.

No seu discurso, Valopdia Nhamango referiu ainda que muitos desses jovens, quando chamados para escolherem cursos para a formação, deixam se influenciar pelos amigos ou familiares e acabam escolhendo cursos que não vão ao encontro das suas capacidades psicológicas, o que coloca em risco a sua vida profissional.

Como forma de evitar essas situações, a orientação vocacional é um processo de ajuda o estudante a compreensão as diferentes aéreas profissionais. Ao munir o estudante destes conhecimentos, os estudantes estão em condições de eleger a área que mais de adeque aos interesses e objetivos pessoais, sublinhou.

O projecto inclui realização de palestras e formação de jovens.

“Pretendemos que no final, os jovens tenham capacidade de, por si só, tomar decisões com relação ao seu futuro, a sua vocação e sua escolha de acordo com as suas potencialidades. O projecto quer trazer respostas a esses e a tantos desafios, permitindo que os jovens estejam em altura de decidir por si mesmo, da melhor forma possível”, sublinhou.

Por sua vez, o coordenador do NEPE e do Projecto em curso, Rafael Zunguze, explicou que a orientacao vocacional está interessada em garantir o desenvolvimento dos estudantes, de forma individual, através de uma série de tarefas feitas para maximizar o aprendizado escolar, estimular o desenvolvimento autónomo e responder aos problemas que freiam a evolução pessoal ou social.

Referiu que a origem da orientação vocacional está intimamente ligada ao desenvolvimento dos serviços sociais, especificamente de orientação profissional e educativa.

A fonte assegurou que o projecto, que inclui a instalação dum gabinete de aconselhamento psicológico e educacional, nomeadamente na sua primeira fase, destinada essencialmente para a orientação/intervenção vocacional e profissional comunitária, foi orçado em 75 mil meticais e, foi financiado pela própria UP, através da Direcção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, devendo ter a duraçâo de dois meses e, será orientado pelos docentes de Psicologioa, Filosofia e Pedagogia, com parceria e apoio forte de alguns profissionais residentes.

Alguns estudantes presentes, avaliam positivamente o evento e, consideram uma oportunidade de troca de experiências entre os colegas vindos de vários pontos da província, no atinente aos processos de orientação e escolhas vocacionais.

Gildo Alfredo, um dos participantes, proveniente do distrito de Massinga, concretamente da localidade de Malamba, em representação daAssociação Para o Desenvolvimento das Comunidades de Malamba, disse ter sido uma grande valia participar do encontro pois vai ajudar a escolher de forma segura a área em se profissionalizar.

No que foram as contribuições dadas pelos docentes, Gildo deu-nos a perceber que dentro de si, pairavam muitas dificuldades, no concernente à escolha profissional e, era um grande desafio, mas neste encontro, identificou instrumentos que possibilitem a tomada de decisão clara e individual, sublinhou!

Já Josefa da Graça, estudante da 12ª classe na Escola Secundária de Chicuque – Maxixe, mostrou-se satisfeita pela formação e, afirmou que de agora em diante, vai aplicar os conhecimentos adquiridos.

Segundo esta fonte, outras iniciativas deste género devem continuar porque vão ajudar a melhorar a forma de pensar de muitos jovens.

Participaram do encontro de lançamento do projecto, mais de 35 participantes, em representação das escolas e comunidades de Muvamba/Malamba e 1º de Maio/Chicuque, nos distritos de Massinga e Maxixe, respectivamente.

Contou ainda com a presença do Director da delegação Pe Ezio Lorenzo Bono e do Coordenador do Gabinete de Estudos e Assessoria do Conselho Municipal da Cidade da Maxixe, Simião Zunguze, em representação do edil da cidade do mesmo nome, Simão Rafael.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page