PATH, Fundação Conrad Hilton, USAID, PEPFAR e Embaixada dos Estados Unidos da América assinam Memora
- Jornal Amvironews
- 29 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Foi assinado nesta segunda-feira dia 25 de Julho na cidade da Matola Memorando de Entendimento da Parceria Publico-Privado para o Programa Integrado o Desenvolvimento da Primeira Infância entre a PATH, Fundação Conrad Hilton, USAID, PEPFAR e Embaixada dos Estados Unidos da América. Um evento que contou com presença de varias figuras públicas e privadas, mas com maior destaque para o governador da Província de Maputo Raimundo Diomba e o Embaixador dos Estados Unidos da América, Dean Pittman.
O governador da Província de Maputo, Raimundo Diomba, disse no acto: “ Estamos aqui, para testemunhar, o lançamento do Projecto, em prol da Criança, denominado Desenvolvimento da Primeira Infância, criado sob os auspícios da PATH (Organização Não-governamental), financiado pela Fundação Conrad Hilton e pela Agência Americana de Desenvolvimento Internacional (USAID) uma Parceria Publica-Privada (PPP).”
Diomba, disse que a iniciativa enquadrava-se no âmbito do esforço do governo e parceiro, no seu Plano Quinquenal, pois visa reduzir os factores de risco de infância bem como a mortalidade infantil. A redução da mortalidade infantil é uma das grandes prioridades no presente quinquénio.
Contudo, o governante disse o lançamento da parceria visa fortalecer a imunidade da criança para melhor prevenir doenças ligadas a infância.
No evento houve testemunha de uma mãe que a sua filha foi beneficiária do projecto, a senhora responde pelo nome de Aurora Benanias. Esta disse que a sua bebé não aumentava de peso e a enfermeira do Centro de Saúde a aconselhou a dar alimentos enriquecidos a sua filha de modo a superar o mal de não aumentar de peso. A mãe disse que no princípio não compreendia a importância dos brinquedos e viu que depois de adoptar os métodos, a sua filha teve um desenvolvimento psico emocional e a sua filha aumentou de peso e até hoje não para de crescer.
Por sua vez, o Embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique, Dean Pittman, disse que o memorando apresenta um grande desafio, visto que o número de doenças em África tende a crescer. O Governo dos Estados Unidos da América vai continuar a apoiar para acabar com este mal.



















































Comentários