top of page

INATTER SOLUCIONA AVARIA REGISTADA NO SISTEMA OPERATIVO

  • Jornal Amvironews
  • 21 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

A informação foi avançada, pelo porta-voz do Instituto Nacional de Transportes Terrestres Vasco Tovela.

Segundo Vasco Tovela, a avaria registada na manhã de 13 de Junho, classificada como atípica, deveu-se a danificação de 4 dos 16 discos da base de dados daquela instituição cuja sede encontra-se a operar na cidade capital do país. Em consequência desta avaria vários sistemas foram afectados. Dentre estes destacam-se o de produção da carta de condução, de registo de veículos, de registo das multas passadas nas fiscalizações, o de exames multimédias, o da fiscalização através dos terminais móveis também conhecidos pela sigla PDA entre outros sectores importantes.

O sistema de impressão da carta definitiva foi único não afectado pela avaria uma vez que a respectiva linha de serviços foi concessionada a uma firma nacional cujo nome não foi revelado.

Medidas Tomadas

Para resolução da avaria técnica foi preciso a reposição do servidor. Devido a natureza da avaria e complexidade da mesma o Instituo Nacional de Transportes Terrestres foi obrigado a constituir uma equipa multissectorial que por sua vez envolveu entidades externas.

“Mobilizamos equipas nacionais e especializadas com vista a reposição dos discos. Entretanto, a medida que ia-se fazendo a configuração dos discos (hardware) constatou-se que a parte do sistema operativo (software) também havia sido afectada (parte dos ficheiros). Por esta razão tivemos que repor o servidor. E para auxiliar as equipas nacionais nomeamos uma equipa multissectorial que por sua vez envolveu entidades externas” revelou porta-voz do INTTER.

Noutro desenvolvimento, o porta-voz reconheceu ter sido afectada a qualidade das imagens dos utentes no arquivo da instituição, designadamente a fotografia. Esta situação veio a contrariar, o que habitualmente acontecia no que diz respeito ao controlo de qualidade efectuado após impressão, disse.

Custos da reparação

A este respeito, o porta-voz do INATTER Vasco Tovela não avançou números tendo, no entanto, garantido que os custos são extremamente elevados, “a factura a pagar é muito alta”.

Devido complexidade e atipicidade da avaria recorrer a entidades externas e sem obedecer aos mecanismos de concurso público, visto que se tratou de uma emergência.

Impactos da Avaria

De acordo com o porta-voz, destacando por um lado, o processo de registo e atribuição de matrículas a viaturas foi realizado manualmente, que só no caso da cidade de Maputo varia de 200 veículos por dia. Em relação as escolas de condução estas ficaram sem realizar os exames multimédias, a título de exemplo, só no dia em que se verificou a avaria, a 13 de Junho, mais de 250 alunos das diversas escolas que operam na cidade capital não foram submetidos aos exames.

Por outro lado, o processo de consulta directo, usando os terminais móveis pela Policia de Transito ficou inoperacional.

Em entrevista, Tovela usou da ocasião para reagir face aos rumores dando conta da suposta destruição da base de dados do cadastro dos condutores no país, reafirmando apenas ter ocorrido, em certos casos a corrosão da fotografia.

“Nestes casos, os titulares são sujeitos a refazer a fotografia, uma prática que o INATTER considera ser esperada. Deve-se assumir que “de dez em dez anos recomenda-se, sempre a refazer-se a foto, para corrigir-se eventuais efeitos decorrentes do fenómeno da “caducidade humana natural”, esclareceu Tovela.

Recorde-se que o INATTER é a única entidade reguladora e certificadora dos serviços de emissão de carta de condução, atribuição de matrículas de veículos, entre outras atribuições, tutelada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC). O sistema ora em funcionamento foi instalado em 2007, isto é, há sensivelmente 9 anos.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page