top of page

"MOÇAMBIQUE E ÍNDIA" Juntos na agricultura e no combate ao narcotráfico

  • Jornal Amvironews
  • 14 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

Os governos de Moçambique e da Índia vão cooperar nos domínios da agricultura, combate ao tráfico de drogas, bem como na promoção da juventude e desportos.

Para o efeito, os dois países, com relações históricas de amizade e cooperação, rubricaram recentemente três memorandos de entendimento que criam as bases para a concretização do preconizado e, por conseguinte, cimentar o intercâmbio bilateral.

Os três memorandos foram rubricados pela vice-Ministra da Economia e Finanças, Isaltina Lucas, e pelo Secretário para as Relações Económicas da Índia, Amar Sinha, no âmbito da visita de um dia que o Primeiro-Ministro daquele país asiático, Narendra Modi, efectuou a Moçambique, no âmbito de uma digressão que também inclui a África do Sul, Tanzânia e o Quénia.

Discursando na ocasião, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que a visita de Modi, é importante para Moçambique, porque para além colocar o país em primeiro plano, no périplo por quatro países africanos (África do Sul, Tanzânia e Quénia) é também resposta à sua deslocação, em Agosto de 2015, àquele país asiático, onde a Índia foi porta de entrada.

A visita espelha a importância da parceria entre os dois países de investimentos.

Nyusi apontou, como exemplo, que o parceiro asiático financia diversos programas de desenvolvimento em Moçambique nas áreas da agricultura e segurança alimentar, água e saneamento, assim como infra-estruturas socioeconómicas, mineração e ferro portuária.

O Presidente disse, por outro lado, que do volume de investimento indiano para África, 25 por cento são canalizados para a economia moçambicana, gesto que mostra a grande prioridade de que o país goza nos planos de investimentos feitos no continente.

Nas conversações, segundo o estadista moçambicano, as partes reafirmaram a determinação na formação do capital humano e no ramo de hidrocarbonetos. No encontro, o país vincou a necessidade de ver mais investimentos de Nova Deli no ramo de água e saneamento assim como na área das tecnologias de informação e comunicação.

No tocante aos três memorandos assinados, em particular o terceiro, o presidente disse que o gesto constitui um passo simples mas que, a qualquer momento, as produções poderão ser multiplicadas dada a necessidade abastecer os mercados, doméstico e internacional, neste caso da Índia.

O parceiro indiano está a facilitar o ambiente de negócios e, neste capítulo, as exportações moçambicanas serão isentar de direitos aduaneiros no mercado indiano, gesto que vai sem dúvida fortalecer o sector privado e aumentar o fluxo de investimentos.

A Índia é o país que recuperou, em Março de 2011, a embarcação pesqueira moçambicana “Vega 5” sequestrada por piratas somalis que, durante muito tempo, aterrorizavam a actividade marinha nas águas do Oceano Indico. Desta feita, os dois países vão cooperar no capítulo da segurança marítima.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page