top of page

Mais de 90 mil famílias recebem capacitação

  • Jornal Amvironews
  • 14 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

Mais de 90 mil famílias que se dedicam a agricultura poderão beneficiar de capacitação em novas técnicas de produção para saberem gerir o impacto das mudanças climáticas e insegurança alimentar.

Para o efeito, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou recentemente, em Maputo, o projecto denominado “Fortalecimento das capacidades dos produtores agrários para gerir o impacto das mudanças climáticas para melhorar a segurança alimentar, através da metodologia de Escola na Machamba.

Falando à margem do lançamento do projecto, que contou com a presença especial da Vice-ministra da Agricultura, Luísa Meque, o representante da FAO em Moçambique, Castro Camarada, revelou que o programa é orçado em nove milhões de dólares.

Este projecto vai abranger os produtores agrários de 15 distritos das províncias de Tete, Manica, Sofala e Gaza, disse Camarada, explicando que se pretende, com o mesmo, “capacitar os produtores agrários no sentido de eles ganharem maior capacidade em gestão de impactos de mudanças climáticas que se vão tornando cada vez mais frequentes.

Numa altura em que 1,5 milhões de pessoas estão na condição de insegurança alimentar em Moçambique devido a seca que assola o país, há sensivelmente dois anos, Camarada acredita que o projecto, cuja duração é de quatro anos, poderá ajudar a prevenir os efeitos da seca nos próximos tempos. Segundo Camarada, no âmbito do projecto serão formados 1.500 técnicos de várias instituições no país.

A Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque, disse, por seu turno, que o projecto é crucial, porque vai contribuir para o fortalecimento dos produtores agrários.

Os efeitos das mudanças climáticas têm tornado o regime de chuvas cada vez mais imprevisíveis, dificultando a capacidade dos produtores em prever as mudanças sazonais e épocas de produção agrária, afectando, assim, a produtividade e, consequentemente, a segurança alimentar e a renda familiar, disse a Vice-ministra.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page