top of page

Governo impõe medidas de austeridade


Para fazer face à crise que Moçambique atravessa, Executivo anunciou uma redução de cerca de 10% do Orçamento do Estado para 2016. A desaceleração da economia e a suspensão da ajuda internacional estão entre os motivos.

O Governo moçambicano decidiu rever em baixa o crescimento da economia em 2016 de 7% para 4,5%, com a consequente redução da receita anual, anunciou recentemente o Ministro da Economia e Finanças.

Adriano Maleiane explicou que esta foi uma das razões que levou à aprovação de uma proposta de orçamento rectificativo.

Além disso, "a conta de transações correntes agravou-se", passando de 33% para 35% do Produto Interno Bruto (PIB), disse o governante. Maleiane anunciou ainda um agravamento do défice fiscal de 10,2% para 11,3% do PIB.

"E também há o crescimento do serviço da dívida pública resultante do impacto da taxa de câmbio e da concentração do período de amortização neste período", acrescentou.

A proposta de orçamento rectificativo vai agora ser submetida ao Parlamento. A área de investimentos é a que sofre mais cortes. O governo vai ainda cortar as despesas com pessoal, que tem a ver com viagens e custos", exemplificou o ministro. A redução das despesas com bens e serviços será de 40%.

Educação e saúde sem cortes

Os cortes não abrangem o funcionamento normal dos sectores sociais, nomeadamente educação, saúde e acção social. Diferentemente de alguns sectores a saúde vai registar um crescimento de 10,4% passando desta forma para 11,7%.

A educação que antes tinha 22,1% passa para os actuais 21,9%", revelou o ministro da Economia e Finanças.

O Governo pretende ainda apostar no aumento da produção e das exportações bem como na melhoria do ambiente de negócios, com vista a uma maior participação do sector privado na economia.

De referir que Moçambique está a atravessar uma crise económica, sobretudo, devido à desaceleração da economia e à suspensão da ajuda internacional na sequência da descoberta, em Abril último, de dívidas contraídas em 2013 e 2014.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page