Nacional de basquetebol feminino
- Jornal Amvironews
- 30 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
NACIONAL DE BASQUETEBOL FEMININO "LOCOMOTIVAS" E "CANARINHAS" REEDITAM FINAL DO ANO PASSADO
As equipas séniores femininas de basquetebol do Ferroviário de Maputo e do Costa do Sol voltaram a mostrar na segunda-feira, que tem as melhores atletas e não existe nenhuma outra equipa que possa ombrear com elas em pé de igualdade.
É que não é para menos! As “locomotivas” voltaram a vencer as meninas do Maxaquene por 61-59 e o Costa do Sol bateu a A Politécnica por 65-41, na segunda partida das meias-finais da modalidade da bola ao cesto. Por isso, qualificaram-se para a final que começa hoje e que vai ser disputada em forma de play off, no sistema de a melhor de três jogos.
Na contenda de ontem, as equipas do Ferroviário de Maputo e do Maxaquene vieram para o jogo dispostas a não facilitar, sendo que até aos seis minutos do primeiro período o marcador indicava 11-8, vantagem para as “locomotivas. Este período terminou com o Ferroviário em frente: 19-13. No segundo período, o jogo foi equilibrado, contudo as verdes e branco saíram a vencer com uma diferença de um ponto, ou seja, 30-29.
Na segunda parte, nenhuma das equipas queria dar trégua a outra, por essa razão no terceiro período, as ‘‘tricolores’’ terminaram em vantagem, somando 44 pontos contra 42 das ‘‘locomotivas’’.
Entrou-se para o quarto e último período e não se sabia quem iria sair da quadra com a vitória, mas a experiência das campeãs da cidade de Maputo veio ao de cima e conseguiu venceu a segunda meia-final por 61-59.
Entretanto, no primeiro jogo das meias-finais realizado no domingo as “tricolores”, que na verdade tem uma equipa promissora, pregaram um susto as “locomotivas” da capital ao obriga-las vencer por uma diferença de dois pontos, ou seja: 58-56.
Só para mostrar o quão o Maxaquene deu trabalho ao Ferroviário de Maputo, no primeiro jogo as treinadas de Jorge Wate (técnico do Maxaquene) venceram no primeiro período as pupilas de Leonel Manhique num parcial de 22-12.
No segundo período, as Maxacas ganharam por 34-31. No terceiro período, as “locomotivas” fizeram o comboio apitar com força e saíram a vencer com 56 pontos, contra os 46 do Maxaquene. No quarto e último período, as verdes e branco mantiveram-se sempre em frente e venceram a partida por 58-56.
Já o Costa do Sol também fez jus ao estatuto de vice-campeã da cidade de Maputo e na segunda-feira, pela segunda vez consecutiva, levou de vencida a equipa da A Politécnica por 76-61.



















































Comentários