SOB O LEMA “JUNTOS CONTRA A EXPLORAÇÂO INFANTIL”, CFM HOEMNAGEA MAIS DE 12 MIL CRIANÇAS, FILHOS DOS
- Jornal Amvironews
- 23 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Numa manhã cinzenta (em Maputo), 18 de Junho, sábado, mais de 11 mil crianças dos trabalhadores da empresa pública de Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, em todo o País amanheceram agitadas e envoltos numa contagiante alegria com todos os caminhos a convergirem para as Estações Ferroviárias de Maputo, Beira, Nampula, Nacala, Namialo (Nampula) e Pemba, aonde acompanhados pelos respectivos pais e encarregados de educação passaram, em geram uma manhã invulgar e inesquecível.
O caso não era para menos, estava-se perante um convívio especial das “flores que nunca murcham”, parafraseando o Presidente do Conselho de Administração da empresa, Dr. Victor Gomes, citando o presidente Samora Machel, quando falava numa breve declaração à imprensa que a par e passo o acompanhavam na ocasião.
“Nós estamos também muito excitados, sabes que as crianças foram citadas como aquelas flores que nunca murcham e testemunhamos pela visita que fizemos lá dentro, que realmente há muita alegria nelas. Pretendemos criar desde cedo nas crianças uma cultura de conhecimento e cultura de andar deste meio de transporte fascinante, o comboio pois, como sabeis estamos a fazer um investimento muito grande neste sector e queremos que as pessoas se sintam muito aconchegadas”, frisou Gomes.
Quanto ao lema do evento, “foi a propósito por que quisemos trazer um lema muito contagiantes e sobretudo quando a mensagem é dita pela própria criança, vemos muitos males a acontecer à nossa criança; o trabalho infantil, o tráfego de crianças e órgãos humanos, em especial as com insuficiência de pigmentação de pele (albinas) para fins obscuros, etc, é um conjunto de males que a empresa não quis ficar alheia”, fundamentou o homem mais forte das ferrovias e pontes Moçambicanas que se fazia acompanhar de um batalhão de executivos da sua administração.
Nota saliente testemunhada pela nossa equipa de reportagem e digna de realce tem a ver com a atenção e preocupação manifestadas por enumeras vezes pelo PCA da empresa ao transmitir a quase totalidade dos visitantes especiais que acorreram e lotaram as mais de 20 carruagens (novas) requintadamente preparadas para a ocasião; visitando, de forma demorada e desejando a todas e todos “uma boa viagem, muita sorte, felicidades”, estávamos a citar Victor Gomes.
Os cenários da organização, a escala nacional

“Olha, estamos a movimentar, a esta hora (8h.45min) mais de 6 mil crianças aqui no sul, mais de 4 .800 no centro e mais de 680 no Norte”, são revelações do Gabinete de Comunicação e Imagem da empresa, na voz do respectivo Director, Dr. Adélio Dias, visível e contagiosamente envolto pela azáfama do calor humano dos petizes que pintavam tudo o que fosse canto da 9ª Estação mais linda do Mundo.

CFM-Sul
“Olha estamos com muita atenção e preocupação para que nenhuma das crianças que se deslocou para este recinto não fique em terra, por que para nós isso é que é fundamental” assim se expressou o Eng. Abudo, Director Ferroviário da Direcção Executiva Sul que, desde as primeiras horas “comandava” as operações com uma super equipa de centena de profissionais que incluíam o director dos projectos de Eng. Armindo Mabote, Eng. Issufo Amarcy (Assessor), Administradora Executiva Alice Mangore, só para citar algumas das figuras.
Na próxima edição apresentaremos ao caro leitor, em formato de rescaldo o retrato do convívio nas zonas Centro e Norte.



















































Comentários