top of page

Maio Amarelo:

  • Jornal Amvironews
  • 23 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura

Maio Amarelo: depois do lançamento oficial do movimento a 31 de Maio passado, os proponentes desdobraram na semana finda em reuniões técnicas cruciais com vista a mobilização de recurso financeiros, materiais e tecnológicos para suportar as várias actividades (fóruns, feiras activações comunitárias e campanha de midia) previstos no projecto.

Com efeito, mais de 4 reuniões com igual número de potenciais parceiros tiveram lugar na cidade de Maputo, entre entidades públicas e privadas de diferentes ramos de actividades que se mostram profundamente interessados no projecto.

AmvroNews sabe de fontes próximas ao gabinete de coordenação executiva do movimento que ainda no decurso desta semana registou-se uma manifestação de maior interesse por parte de um dos parceiros tecnológicos e materiais relevante que, nos próximos dias poderá ser conhecido.

A par das reuniões técnicas, o gabinete de coordenação executiva do movimento, liderado pela AMVIRO prestou vastas informações num debate televisivo organizado pela estação privada STV (20), no seu programa “Telediário”, aonde Alexandre Nhampossa, presidente do Conselho de Direcção da AMVIRO manifestou o seu renovado optimismo no alto potencial do movimento para os desafios que o País tem no que diz respeito a prevenção e segurança rodoviária.

Na mesma intervenção, Nhampossa revelou redobradas preocupações da sua instituição por, segundo suas palavras “os indicadores de alta fatalidade em algumas estradas nacionais estará subir de forma assustador”.

Citou as estradas da circular do Maputo (0,57 óbitos/acidente), Av. De Moçambique, também em Maputo (0,37 óbitos/acidente), Estrada nacional Nr um, nos troços de Inhambane e cabo delgado que atingiram 1,16 a 1.57 óbitos por acidente durante o I trimestre deste ano, facto vincado pelo dirigente da AMVIRO como justificando entre outras acções a dinamização do movimento Maio Amarelo, atenção pela vida.

AMVIRO chega a Nacala Porto: Naquilo que poderá constituir-se num marco relevante e determinante nos planos da terceira fase de expansão da AMVIRO pelo País (fase Distrital), esta semana a organização procedeu a alocação de coordenador do núcleo instalador da AMVIRO ao nível de Nacala Porto. Trata-se da Dra. Teresa Pedro Roque, uma jovem super dinâmica e largamente conhecida nos meandros do Associativismo nacional e não só que recebeu o desafio com enorme entusiasmo e determinação. Sabe-se que há dois anos a AMVIRO, delegação provincial de Nampula promoveu uma excursão Napula-Nacala Porto, numa parceria coma PRM com o objectivo de consciencializar os condutores sobretudo jovens da necessidade de respeitarem as regras de trânsito.

Breves

EURO França 2016: Selecção de Portugal apurado para os oitavos de final. O feito foi possível graças a um empate conseguido depois de uma longa exaustão, a 3-3, perante a poderosa selecção de Ungria que, apesar de ter vários dos seus maiores titulares no banco incomodou e de que maneiras a selecção de esquinas, na noite de 4ª feiram passadas (22), excepcionalmente acarinhada pelo respectivo Presidente da República Prof. Doutor Marcelo Relo de Sousa.

Condecoração Internacional: Antigo Presidente da República de Moçambique, Joaquim Alberto Chissano condecorado com prémio Sul, atribuído anualmente a dois personalidades internacionais que se tenham destacado na condução de processos de resolução de conflitos pelo Mundo. O reconhecimento surge pelo facto de, Chissano, após seu mandato de presidente da república ter liderado, com sucesso missões das Nações Unidas no âmbito de promoção da Paz e resolução de conflitos, sendo o conflito Madagascar e a disputa Malwi-Tanzania (pelas fronteiras lacustres do Lago Niassa), são alguns dos exemplos mais recentes.

Diálogo e Paz Nacionais

A Comissão mista para o diálogo do alto nível visando o fim das hostilidades militares em Moçambique e restabelecimento da Paz no País atinge avanços determinantes ao finalizar os termos de referência para “as terceiras partes” e consequente envio de convites para aqueles, revelaram ao longo da semana corrente, passos que são vistos e sentidos como essenciais para o restabelecimento da confiança e progresso sustentável do processo. Mas, reafirma o presidente da república, o essencial é parar com o sofrimentos dos Moçambicanos; parando ataques; “temos crianças que dormem encima de árvores e não estudam”, alertou no comício por si orientado no passado sábado no distrito da Manhiça no término da sua visita de 3 dias a província de Maputo.

PGR na Casa do Povo: a PGR presta, pela segunda vez nesta legislatura o seu Informe a Assembleia da República sobre o estágio da legalidade no País. Com efeito, a Procuradora Geral da República Beatriz Buchili presta, desde ontem (22) e por dois dias consecutivos o seu segundo informe sobre a justiça e legalidade no País, num exercício que se espera muito renhida a avaliar pelos pronunciamentos cáusticos das duas bancadas de oposição (Renamo e MDM) e cautelosas da bancada maioritária (Frelimo), no primeiro dia.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page