NAUFRÁGIO FAZ UM MORTO KA TEMBE-MAPUTO
- Jornal Amvironews
- 16 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
Uma embarcação da companhia “Mapapai I” que fazia a travessia Maputo-Ka Tembe e vice-versa naufragou na sexta-feira última. O acidente que causou morte de um dos passageiros e três feridos aconteceu por volta das oito horas após um embate contra o ferryboat “Mpfumo”.
Segundo relatos dos passageiros do ferryboat a pequena embarcação que vinha no sentido Ka Tembe-Maputo não conseguiu contornar o ferryboat que na altura vinha no sentido contrário ao do da pequena embarcação, Maputo-Ka Tembe.
Apesar de mau tempo que se fez sentir neste final de semana e que levaram a interrupção das buscas, o director da Segurança Marítima do Instituto de Navegação Marítima Lourenço Machado diz não haver registo de desaparecidos bem como de corpos encontrados a flutuar nas margens da baia de Maputo.
Devido a falta do registo das passageiros que faziam o registo, as autoridades marítimas desconhecem o numero exacto que pessoas que viajavam na embarcação no momento da eclosão que resultou no desequilíbrio e naufrágio desta.
Entretanto, de acordo com dados apurados no local, estima-se que 33 pessoas viajavam no barco “Mapapai I”. Deste universo três pessoas contraíram ferimentos e foram evacuados para o Hospital Central de Maputo enquanto outras vítimas tiveram assistência médica no Centro de Saúde de Ka Tembe.
Sobre os motivos que teriam causado o embate, o director de Segurança Marítima no Instituto de Navegação Marítima aponta o excesso de passageiros na pequena embarcação como causa não obstante a não observação de medidas de segurança.
As pequenas embarcações que se dedicam ao transporte de passageiros fazendo a travessia Maputo-Katembe e vice-versa tem a capacidade de 25 passageiros e três tripulantes.
Refira-se que o sinistro provocou a interrupção das actividades.



















































Comentários