top of page

CHINA PERDOA PARTE DA DÍVIDA DE MOÇAMBIQUE

  • Jornal Amvironews
  • 16 de jun. de 2016
  • 1 min de leitura

A China vai perdoar parte da dívida de Moçambique, num montante de 30 milhões de Yuans (o equivalente a aproximadamente cinco milhões de dólares), anunciou, recentemente, o Vice-Ministro chinês do Comércio, Zhang Xiangchen.

O governante chinês anunciou o facto momentos depois de assinar, esta segunda-feira, em Maputo, um acordo nesse sentido. Pela contraparte moçambicana, o documento foi assinado pela Vice-Ministra da Economia e Finanças, Maria Isaltina Lucas.

Falando momentos depois da assinatura, em representação ao Governo moçambicano, a Vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, disse que a decisão da China vai minimizar a pressão sobre os serviços da dívida pública em Moçambique.

“A decisão de perdoar parcialmente a dívida de créditos sem juros irá minimizar a pressão sobre os serviços da dívida pública em Moçambique e contribuirá na materialização dos objectivos plasmados no plano quinquenal do Governo, particularmente neste momento importante de desafios que se colocam ao país”, disse Mondlane.

Por seu turno, o vice-ministro do comércio chinês explicou que “assinamos o acordo de perdão parcial de um empréstimo sem juros no valor de 30 milhões de Yuans”.

Reiterou a disposição do seu país em apoiar Moçambique a ultrapassar a actual crise económica que enfrenta.

Além deste acordo, os dois países assinaram outro acordo ao abrigo do qual a China vai abrir 200 poços de água no território nacional e um outro no domínio da agricultura.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page