ACIDENTES DE VIAÇÃO: PRM REGISTA UMA LIGEIRA REDUÇÃO DE CASOS
- Jornal Amvironews
- 16 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

A Polícia da República de Moçambique registou, durante o período de 03 de Junho a 10 de Junho do corrente ano, 37 casos de acidentes de viação ao nível do país. Deste universo 35 pessoas perderam a vida.
Comparativamente ao cenário registado no período anterior, a PRM considera que os actuais dados representam um aumento de casos a semelhança de óbitos na sequência dos acidentes de viação. No igual período a polícia moçambicana registou 17 óbitos.
Quanto a tipicidade dos acidentes, a polícia avança que os acidentes do tipo choque entre carros, justificados pelos excessos de velocidade e corte de prioridade continuam a acontecer com frequência e preocupam as autoridades.
“Há aqui uma grande preocupação em relação aos acidentes tipos atropelamentos. Do universo de 37 acidentes registados, 24 deles foram do tipo atropelamento carro peões que resultaram em 21 óbitos para além de feridos graves. Assim fica claro que houve aumento desse tipo de sinistralidade”, referiu Inácio Dina.
Face a esta situação a polícia lançou, mais uma vez, um apelo aos condutores no sentido de respeitaram as regras do trânsito e os respectivos sinais nas vias públicas.
“Por um lado o condutor não consegue imobilizar a sua viatura quando se depara com um obstáculo ou com peão. Mas por outro lado, esses acidentes estão também aliados a má travessia de peões que não tem tido cuidado. Há regras básicas de travessia que estes não respeitam”, afirmou.
O porta-voz da PRM Inácio Dina que falava a jornalistas disse que embora os casos de acidentes tendam a demonstrar uma redução numa semana e noutra semana uns aumentos, as consequências sociais dos sinistros continuam alarmantes.
Relativamente aos feridos, dados da PRM indicam que 25 pessoas ficaram gravemente feridas e 24 contraíram ferimentos ligeiros.



















































Comentários