ACIDENTES DE VIAÇÃO MATAM 4 PESSOAS EM INHAMBANE
- Jornal Amvironews
- 16 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Trata se de quatro acidentes de viação ocorridos durante a semana de 5 a 12 de Junho do ano em curso contra um do igual período do ano passado com uma subida ligeira de três casos.
Deste universo, dois acidentes foram do tipo atropelamento que ocorreram nos distritos de Homoíne e Inharrime onde três pessoas incluindo uma criança de apenas três meses de vida perderam a vida no local do acidente. As outras 4 pessoas contraíram ferimentos entre graves e ligeiros e dois danos ligeiros.
O outro acidente ocorrido no distrito de Massinga foi do tipo choque entre carro e moto. Uma pessoa perdeu a vida, por sinal o proprietário da motorizada e um ferido grave.
A polícia da República de Moçambique em Inhambane aponta o excesso de velocidade e a não observância das regras de trânsito como as principais causas desses acidentes.
Simão Machava oficial de imprensa no comando provincial da PRM em Inhambane que confirmou o registo destes casos, diz que o comportamento humano ainda continua a preocupar as autoridades policiais e apela os automobilistas para que ao se fazerem as estradas observem de forma cabal e rigorosa as regras de trânsito.
“Um dos acidentes foi protagonizado um cidadão que pôs se a conduzir sem que esteja habilitado. O mesmo partiu com a viatura do distrito de Homoíne sem a licença de condução acabando por acidentar mortalmente uma senhora que trazia um bebé no colo. E os dois morreram no local “, sublinhou.
Machava garantiu ainda na ocasião que várias medidas estão a ser tomadas com vista a reduzir a sinistralidade na província, dando como exemplo a formação de reguladores de trânsito nas escolas, uma campanha que abrange alunos e professores em matéria de sinistralidade. Por outro lado, a mesma actividade acontece nas estradas onde se encontram espalhados vários colegas da polícia de Transito no sentido de sensibilizar os automobilistas para respeitar as regras de trânsito”, salientou.
Em relação a criminalidade
A polícia da Republica de Moçambique em Inhambane registou, durante a semana em análise, 6 casos criminais contra 4 do igual período do ano passado dos quais 5 já foram esclarecidos.
Os casos, segundo a polícia, deram-se nos distritos de Vilanculos com três casos, Morrumbene, Massinga e Inhassoro com um caso cada. Dois casos são homicídios voluntário, roubo, um furto qualificado um acto sexual com uma menor de 14 anos de idade.
Em conexão com este último caso, a polícia da República de Moçambique no distrito de Morrumbene deteve um cidadão de nacionalidade Nigeriana por sinal um comerciante.
Segundo Machava, a descoberta foi possível graças aos pais que admiraram vendo a filha com um telemóvel que questionada revelou que teria sido oferecido pelo nigeriano em troca de sexo.
Já no distrito de Vilanculo a polícia deteve um cidadão dos seus 38 anos de idade que após consumir bebidas alcoólicas dirigiu-se a residência da sua mãe, onde com recurso a instrumentos a um machado agrediu-a fisicamente até a morte.
No distrito de Massinga um ancião dos seus 74 anos matou a sua esposa dos seus 64 anos de idade motivado por ciúme.
Face a estes casos, a polícia apela a população no sentido de pautarem pelo diálogo na resolução dos conflitos. Machava adverte ainda que se a vigilância nos bairros continuar os casos de roubos e assassinatos podem reduzir de forma significativa.



















































Comentários