top of page

Município da Vila de Manhiça inaugura sistema multi-uso de água


O município da Vila de Manhiça celebrou nesta quarta-feira, o seu quinquagésimo nono aniversário. Por ocasião da data, o governador da província de Maputo Raimundo Diomba inaugurou um sistema multi-uso de água na localidade de Mirone no posto administrativo 3 de Fevereiro. O sistema construído com apoio da PROSUL compreende um fontenário, um local de abeberamento de gado e três tanques para a lavagem de roupa.

Discursando no momento, o governador Raimundo Diomba disse que o sistema ora inaugurado vem responder as necessidades da população local que já há muito clamava por um sistema melhorado de água.

“Fizemos a inauguração do sistema na zona de Mirone por esta ser uma das que mais carências apresentavam. Os residentes de Mirone, já exigiam e clamavam por um sistema de água. Assim, as longas distâncias que precisavam percorrer para obter a água ficam para o passado. E no âmbito de cadeia de valor de produção de hortícolas e carnes vermelhas o sistema multi-uso vai ajudar”, disse Raimundo Diomba.

Numa altura que o país atravessa sérios problemas de estiagem, concretamente na província de Maputo, Diomba avançou, por outro lado, que o sistema multiuso de água vai ajudar a mitigar os efeitos da seca que tem sortidos efeitos desastrosas na vila municipal da Manhiça. A título de exemplo, das 13 lagoas existentes na vila apenas 5 dispõem de água.

“Por estarmos a enfrentar problemas da seca, achamos por bem privilegiar as zonas baixas onde as populações eram mais afectadas e a localidade de Mirone é uma delas. Assim, o sistema vai contribuir para mitigação dos efeitos da seca assistindo perto de 800 famílias o correspondente a 10 mil habitantes.”

Por sua vez, o presidente de município da Vila da Manhiça, Luís Jossias Muguambe disse que o 59 aniversário impõe a edilidade desafios e desenvolvimento de estratégias que encaminhem a vila rumo ao progresso social e económico.

“De 2014 a esta parte a Vila de Manhiça congratula-se por ter conseguido aumentar de forma significativa as receitas para 1200 mil contra os 500 mil por mês. Sentimos orgulhosos ainda porque sentimos que 60 por cento do nosso manifesto eleitoral está a ser realizado progressivamente. Mesmo assim, os 59 anos da nossa vila impõem mais desafios. Tal é o caso de expansão de água e energia”, referiu o presidente do município da Vila de Manhiça.

Luís Muguambe apelou a população a contribuir cada vez mais no desenvolvimento do município da vila de Manhiça.

Para além da inauguração do sistema multi-uso na localidade de Mirone, posto administrativo 3 de Fevereiro, a edilidade levou a cabo diversas actividades culturais, desportivas, comícios entre outras actividades.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page