Federação de Atletismo promove curso internacional de treinadores do nível I
- Jornal Amvironews
- 20 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

No quadro do desenvolvimento da modalidade, a Federação Moçambicana de Atletismo (FMA) leva acabo, de hoje até o próximo dia 22, no Estádio Nacional do Zimpeto, um curso de treinadores de nível I, o primeiro do género no país.
Os treinadores que terminarem o curso com nota positiva terão direito a diplomas internacionais que se lhes conferem qualidades reconhecidas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
A acção de formação, a ser ministrada por instrutores qualificados da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), contará com a participação de treinadores de todo o país.
Para a efectivação deste curso, a Federação Moçambicana de Atletismo conta com o apoio do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), Instituto Nacional do Desporto (INADE) e Comité Olímpico de Moçambique (COM).
Hoje a cerimónia de abertura do curso contou com a presença do secretário-geral do Comité Olímpico, Aníbal Manave, do presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, Shafee Sidat, e do director do Instituto Nacional do Desporto, Salazar Picardo.
"Esta é a primeira vez que organizamos um curso desta natureza no país e, por isso, achamos que estamos a cumprir com o que prometemos aquando da nossa tomada de posse", disse Shafee Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA).
O dirigente desportivo avançou ainda que "os treinadores têm aqui oportunidade para elevar as suas capacidades técnicas até porque estamos a falar de um curso orientado por instrutores internacionais".
O presidente da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA) apelou, igualmente, aos treinadores que participam no curso a empenharem-se durante o mesmo: "Quero, desde já, apelar aos treinadores a darem o seu melhor para poderem ter conhecimentos que lhes permitam ajudar a desenvolver a modalidade. Penso que estamos a criar as bases para elevar o atletismo nacional", frisou.
Entretanto, como forma de massificar a modalidade e dar o seu contributo na pacificação do pais, a Federação Moçambicana de Atletismo tem vindo a organizar corridas pela paz em vários distritos do pais. A corrida tem como objectivo promover o diálogo e a crescente envolvência popular no grito pela paz em Moçambique, através do desporto. A FMA, em parceria com a Mcel, tem como objectivo organizar um total de 22 maratonas da “Corrida Pela Paz”, sendo duas por cada uma das províncias do País.



















































Comentários